Meta grande, audaciosa e "cabeluda" (Big, Hairy & Audacious Goal) é a maneira curiosa que o mundialmente renomado especialista americano, Jim Collins, chamou o objetivo com a maior chance de sucesso nos negócios.
O termo "Big Hairy Audacious Goal" (BHAG) foi proposto por Jim Collins em seu altamente recomendado livro de 2001, "Good To Great", em português: "Empresas feitas para Vencer".
O livro foi o resultado de um estudo de muitas empresas americanas compartilhando algo em comum: o valor de mercado dessas empresas teve um crescimento maciço em uma indústria que não foi alterada mais, ou mesmo declinou.
Neste livro, que alcançou vendas de mais de 4 milhões de exemplares, o autor incentivou empresas e empreendedores em geral a definir metas visionárias, a longo prazo, de forma estratégica e com maior elo emocional.
Muitos empreendedores e empresas estabelecem metas que simplesmente descrevem o que querem alcançar nos próximos dias, meses ou anos. Muitas vezes esses objetivos são totalmente táticos e de curto prazo, como alcançar uma renda de R$ 3.000 por mês, por exemplo. No entanto, embora tais objetivos possam ser úteis, o que Jim Collins propõe é a necessidade de você, como empreendedor, criar uma meta totalmente BOLD aos 10, 20 ou 30 anos.
Um objetivo que realmente representa um grande desafio e traz para você, como pessoa, um vínculo emocional poderoso. Este objetivo, sem dúvida, se tornará uma espécie de estrela polar que guiará os passos que você está tomando. Uma vez definida essa meta ambiciosa, ela servirá como bússola para orientação na tomada de decisões.
Mas como você, como empreendedor, pode criar e definir corretamente esse tipo de objetivo ousado (BHAG) e não cometer um erro no processo e no resultado?
A resposta também é fornecida por Jim Collins, espalhando o conceito de "Hedgehog". O conceito de hedge é baseado no conto de Zorro e Hedgehog. Este conto faz parte da cultura popular nos Estados Unidos e em muitos outros países.
Nele ele explica que a raposa sabe muitas coisas e é muito inteligente quando se trata de procurar presas com as quais satisfazer seu apetite. Portanto, para caçar o ouriço desenvolve inúmeras estratégias e uma infinidade de emboscadas e armadilhas, no entanto o ouriço não é tão inteligente e não sabe tantas coisas.
O ouriço só sabe uma grande coisa: proteger-se efetivamente da raposa. Com uma estratégia simples de rolar em si mesmo e exibir suas puas pontiagudas e dolorosas o ouriço sempre ganha. A Raposa busca muitas formas de agir e vê o mundo de forma complexa, no entanto, o ouriço simplifica o mundo em uma ideia simples, mas muito mais eficaz para seu objetivo principal; sobreviver dos ataques da raposa.
Com base na moral deste conto, a lição se move para o mundo dos negócios e empreendedores, de modo que o objetivo ousado, que você deve definir, deve ser colocado na intersecção de três círculos que respondem a três grandes questões:
Em que negócio, em que área posso ser o melhor do mundo?
Qual é o motor que gira a economia do projeto de negócios?
Em que áreas você é profundamente apaixonado?
Segundo o autor, esse tipo de objetivo motivador, ousado e com maior chance de sucesso está na área onde essas 3 grandes áreas se sobrepõem.
Um verdadeiro BHAG é claro e convincente. Serve como um ponto focal unificador para o esforço do empreendedor ou da equipe. Também atua como um catalisador claro para o espírito de equipe. Por ter um objetivo tão claro e motivador, a organização pode saber quando o objetivo foi alcançado. Jim Collins
O BHAG é um grande objetivo ousado e também deve ser de longo prazo.
Conclusão
Tire alguns dias para pensar nas respostas para as três perguntas acima. Uma vez que você tenha as respostas claras, estabeleça seu grande objetivo. Isso só terá uma grande chance de sucesso se for formulado a partir dessa área onde essas três questões se sobrepõem. Uma vez que você encontrá-lo, comece a trabalhar para esse grande objetivo. Será um trabalho duro e duro, mas se você definiu claramente esse grande objetivo (BHAG), ele se tornará o farol que guia você ao longo do caminho e será seu maior fator motivador.
Abaixo, segue algumas perguntas de Jim Collins:
Queremos construir uma grande Empresa? Estamos preparados para isso?
Temos as Pessoas certas no "ônibus" e nos "acentos" corretos?
Quais são os fatores brutais que podem mudar nosso mercado?
Qual é o nosso "ouriço"¹ que pode nos fazer voltar a ficarmos de pé, se cairmos?
Qual é a nossa "marcha de 20 milhas"? E a sua marcha pessoal?
Onde devemos apostar "balas de revólver"?
Quais valores vitais não queremos comprometer a nenhum custo?
Qual o nosso BHAG² de 15 e 25 anos?
O que pode nos matar? Como evitar?
O que devemos fazer parar de fazer continuar disruptivos?
Como podemos aumentar o ROL³ ?
Estamos virando um "Time Nível-5"⁴?
¹Ouriço (hedgehog) = conceito de J. Collins para "algo que se faz com paixão, perfeição e com valor para os outros". ²BHAG =Big Hairy Audacious Goal (Meta grande audaciosa e "cabeluda"). ³ROL =Return-over-Luck(Retorno sobre a Sorte). ⁴Nível-5 = nível de excelência quando o Líder ou Time já não trabalha para si, mas apenas para a organização.
Comments