É uma matriz aplicada originalmente na administração de empresas com o objetivo de elaborar ou aprimorar um planejamento estratégico. É muito difícil um consultor, coach, gestor ou pessoas envolvidas em projetos não utilizar este tipo de ferramenta.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças “. Sun Tzu.
A Análise é denominada SWOT por ser a sigla formada pelos elementos analisados:
S (Strengts=forças),
W (Weaknesses=fraquezas),
O (Opportunities=oportunidades) e
T (Threats=ameaças).
Você poderá encontrar também com a sigla FOFA (em português):
F (forças),
O (oportunidades)
F (fraquezas) e
A (ameaças).
É uma ferramenta-conceito utilizada por pessoas e empresas para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente) na identificação das forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios, proporcionando a base para o planejamento estratégico, projetos e o gerenciamento de uma empresa, por exemplo.
Esta análise destina-se a especificar os objetivos de riscos do negócio ou projeto, e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos. Usuários da análise SWOT frequentemente perguntam e respondem questões para gerar informações significativas para cada categoria, de maneira a tornar a ferramenta útil e identificar sua vantagem competitiva. SWOT tem sido descrita como uma ferramenta de tentativa-e-erro de planejamento estratégico.
Devido a sua simplicidade, pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um site na internet, passando por uma pequena empresa e indo até a gestão de uma grande multinacional.
A elaboração da matriz SWOT é muito simples, porém bastante eficaz na identificação dos elementos que devem ser trabalhados para se atingir um objetivo específico, não só na administração estratégica como em qualquer área da vida pessoal ou profissional.
A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
Qual são as vantagens de se usar a análise SWOT?
A ferramenta SWOT é uma das mais usadas pelos coaches, consultores e gestores em qualquer nicho ou metodologia por ser de fácil aplicação e interpretação. Além disso, é um instrumento que estimula a autoavaliação do coachee, clientes, subordinados ou líderes tanto nos seus aspectos internos, que são as forças e fraquezas, quanto na identificação de fatores externos atuantes, chamados de oportunidades e ameaças.
A definição das características do indivíduo e do ambiente que o cerca, incluindo terceiros, como parentes, amigos, cônjuge e colegas de trabalho, ajuda a apresentar um cenário claro para a definição de estratégias.
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Com a ciência das suas forças e das oportunidades que o cercam, o cliente, juntamente com o seu coach, será capaz de elaborar um plano de ação para eliminar as suas fraquezas e os problemas externos.
Como funciona a aplicação da análise SWOT?
O preenchimento da matriz é muito fácil, o indivíduo pode montar os quadros ou, se preferir, pedir que outro faça todo o processo, desde o esquema até o preenchimento.
Para que profissional e cliente enxerguem juntos toda a aplicação, é aconselhável que se utilize uma folha. Nela, faça 4 quadrantes.
Nos quadrados superiores deve-se escrever: no da esquerda a palavra “forças” e no da direita “fraquezas”. Nos dois inferiores, do lado esquerdo ficam as “oportunidades” e no direito as “ameaças”. Como no exemplo abaixo:
É importante que você não esteja listando seus fatores internos sem focar no seu objetivo específico. Não adiantaria ele dizer que é desorganizado no trabalho se o foco do seu é equilíbrio amoroso, por exemplo. Depois basta se perguntar o que você classifica como suas forças e suas fraquezas e quais são as ameaças e oportunidades, em relação ao seu estado desejado.
Também é necessário estimular a pensar em todos os aspectos externos, que podem ser fatores do ambiente, como crise financeira no país, ou influências de outros indivíduos, como desentendimentos com o chefe.
Não é necessário exigir o preenchimento de vários itens em cada quadrante, mas no mínimo dois fatores para cada um são desejáveis. É comum que o espaço referente às ameaças fique com um ou dois fatores apenas.
Após estar tudo em seu devido lugar, basta perguntar-se como você pretende usar o lado esquerdo do quadro para eliminar os problemas do lado direito, rumo ao seu estado desejado.
A análise SWOT é aplicada geralmente e não obrigatoriamente na primeira etapa ou sessão de um processo de coaching, desenvolvimento pessoal, projetos etc, por ser uma ferramenta de diagnóstico de cenário. Ela é uma ótima ferramenta para clarear a situação atual e fazer com que se sinta estimulado a usar seus aspectos positivos para alcançar o que pretende.
Ambiente Externo
Diversos fatores externos à organização podem afetar o seu desempenho. E as mudanças no ambiente externo podem representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização.
Na prática, isso significa que mudanças que estão totalmente fora do controle da organização podem afetar (positiva ou negativamente) seu desempenho e sua forma de atuação. As mudanças no ambiente externo sempre afetam de maneira homogênea todas as organizações que atuam numa mesma área geográfica e num mesmo mercado e, desta forma, representam oportunidades ou ameaças iguais para todos.
Quando ocorre uma mudança na legislação, por exemplo, todas as organizações
são afetadas.
A avaliação do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:
Fatores Macroambientais: Dentre os quais podemos citar questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, sociais, culturais, legais etc.
Fatores Microambientais: Dentre os quais podemos citar os beneficiários, suas famílias, as organizações congêneres, os principais parceiros, os potenciais parceiros, etc.
Oportunidades
Correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da organização, tais como:
Necessidades não satisfeitas do consumidor.
Aumento do poder de compra do mercado.
Disponibilidade de linhas de crédito.
Crescimento do número de clientes/usuários.
Ameaças
Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência
da empresa, tais como:
Mudanças nos padrões de consumo.
Lançamento de produtos substitutivos no mercado.
Redução no poder de compra dos consumidores.
Ambiente Interno
Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorado permanentemente.
Em primeiro lugar, é importante fazer uma relação de quais são as variáveis que devem ser monitoradas, por exemplo: capacidade de atendimento, demanda pelos serviços prestados, satisfação do público-alvo com o atendimento, crescimento do número de contribuintes, nível de renovações das contribuições, dedicação dos funcionários, capacidade de gestão das lideranças da organização, flexibilidade da organização, etc.
Forças
Correspondem aos recursos e capacidades da organização que podem ser combinados
para gerar vantagens competitivas com relação a seus competidores.
Incluem:
Marcas de produtos.
Conceito da empresa.
Participação de mercado.
Vantagens de custos.
Localização.
Fontes exclusivas de matérias-primas.
Grau de controle sobre a rede de distribuição.
Fraquezas
Os pontos mais vulneráveis da organização em comparação aos mesmos pontos dos
competidores atuais ou em potencial:
Pouca força de marca.
Baixo conceito junto ao mercado.
Custos elevados.
Localização não favorável.
Falta de acesso a fontes de matérias-primas.
Pouco controle sobre a rede de distribuição.
Esperamos que tenha gostado deste artigo resumido sobre uma ferramenta de extrema importância em planejamento e estratégia empresarial.
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